Pesquisadoras/es:
Profª Drª Cristiane Souza
Profª Drª Juliana Dourado
Profª Drª Mariana Petroni
É possível falar em biografias indígenas
Período: 2019-2020
Coordenação: Mariana da Costa Aguiar Petroni
Bolsista:
Resumo do Projeto:
Este projeto procura, através da etnografia do filme Serras da Desordem (2006) dirigido por Andrea Tonacci, discutir a possibilidade ou não da produção de biografias indígenas. Se as experiências narrativas desse autor encontram-se com a etnografia ao marcar para a antropologia a experiência da alteridade, o nexo entre a narrativa e as questões colocadas sobre a escrita destacam a importância de se compreender as construções com as quais operam os agentes em seu campo semântico próprio. Assim, ao compreender a produção narrativa desse cineasta podemos trazer questões pertinentes, desde outro campo de relação, para a produção de etnografias na antropologia. Busco, então, refletir sobre os desafios da “grafia” em antropologia e, como afirmam Kofes e Manica (2015), “submeter a imaginação antropológica à discussão sobre as dificuldades conceituais e práticas envolvidas no uso de narrativas biográficas e∕ou etnográficas” (2015, p.16). Por meio de perguntas tais como o que, como e para quem os filmes narram, pensar a narrativa e a maneira pela qual o que se revela e o que se oculta. Como escrever – no sentido de grafia – uma etnografia?
A escrita do eu: trajetórias estudantis e contribuições epistemológicas (FAPESB/UNILAB)
Período:
Coordenação: Juliana Dourado Bueno
Bolsistas: Beatriz Gomes do Nascimento
Resumo do projeto: Partindo de conceitos e reflexões apresentados por pensadores como Manuel Querino e Guerreiro Ramos, este projeto busca traçar e analisar trajetórias de estudantes universitários cujas experiências de vida e narrativas encontraram-se, durante muito tempo, no lugar de invisibilidade. Dentre os conceitos e entendimentos mobilizados pelos autores acima nos debruçaremos sobre as noções de escrita do eu e de negro como sujeito. Desse modo, buscaremos sistematizar, por meio da metodologia da História Oral, os relatos de estudantes, contribuindo para uma ressignificação epistemológica acerca das experiências de vida e do conhecimento acadêmico, especificamente nas Ciências Sociais. A justificativas de execução do projeto se dá, pelo menos, em duas frentes: a primeira delas diz respeito ao alinhamento teórico e conceitual com as diretrizes da universidade, que permite também fornecer subsídios para a implementação da Lei 10.639/2003; o segundo diz respeito à contribuição de estudantes para ressignificar, por meio do relato de suas trajetórias de vida, as epistemologias das Ciências Sociais.
Mapeamento, conservação e difusão dos acervos documentais e orais dos municípios do Recôncavo Baiano – estudos nos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Maragogipe
Período: 2014-Atual
Coordenação: Profª Dra. Cristiane Santos Souza
Bolsistas: Alana Santos de Souza, Beatriz Bastos Borges
Resumo do Projeto: O projeto Mapeamento, conservação e difusão dos acervos documentais e orais dos municipais do Recôncavo Baiano estudo preliminar dos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Maragogipe faz parte de um conjunto de ações que organizam no grupo de pesquisa sobre Processos Sociais, Memórias e Narrativas Brasil/África. Nele propõe-se, assim, registrar e difundir as memórias que configuram a história do Recôncavo Baiano a partir do resgate e restauro de acervos, arquivos documentais e orais, produções gráficas e audiovisuais do território e, posteriormente, da mesma forma, a produção de material e outros instrumentos didáticos que possam contribuir para os processos de formação nas escolas dos municípios da região e na formação dos gestores públicos, especialmente aqueles que trabalham nas áreas de cultura e patrimônio