Pesquisadoras/es:
Profª Drª Ana Cláudia Souza
Profª Drª Claudilene Silva
Profª Drª Cristiane Souza
Profª Drª Maria Andréa dos Santos Soares
Prof. Dr. Rafael Palermo Buti
Profª Drª Zelinda Barros
Referências negras na antropologia: tradução de obras de antropólogos africanos e da diáspora de língua inglesaCoordenação: Maria Andrea dos Santos Soares
Bolsista(s):
Voluntária(o):
Período de execução: fevereiro de 2021 a junho de 2022
Agência financiadora:
Resumo do projeto: Este projeto parte do mapeamento das demandas pedagógicas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais no que concerne à circulação de textos da área das ciências sociais, especialmente da área de antropologia social, escritos por antropólogos africanos e da diáspora de língua inglesa. A necessidade de pensar novas epistemologias, de concretizar processos de decolonização do pensamento e da luta contra os diferentes aspectos do racismo torna o projeto encampado pelo UNILAB um marco histórico em termos de Políticas afirmativas no campo da educação no Brasil. Neste sentido, o projeto aqui apresentado visa suprir uma lacuna existente na literatura em português, a saber, a produção de traduções de antropólogos africanos – bem como de antropólogos de língua inglesa que tenham se dedicado às questões relacionadas à diáspora africana e às questões raciais.
Memória e luta: experiências educacionais de mulheres em Maputo (1980-2020)
Coordenação: Cristiane Souza
Bolsista(s):
Voluntária(o):
Período de execução: 2020-2021
Agência financiadora: UNILAB
Resumo do projeto: Analisar as memórias das experiências educacionais das mulheres moçambicanas desde 1980 para evidenciar as lutas e estratégias cotidianas adotadas por elas para acessar e se manterem nos espaços formais e não formais de educação, a exemplo da inserção e manutenção em postos de trabalho; da organização e participação política no processo de modernização do estado Moçambicano, conciliando com os cuidados com a família, os/as filhos/as e a casa e garantindo com isso formação e emancipação. Para tal, pretendo realizar uma investigação de caráter histórico e etnográfico construida a partir do levantamento e análise de fontes orais e documentais, assim como de dados produzidos a partir da constituição de uma rede de interlocutoras de diferentes faixas etárias e classes sociais, inseridas ou não em empregos formais e de diferentes níveis de escolarização na cidade de Maputo.
Permanência estudantil na UNILAB: especificidades de uma universidade Interiorizada e Internacional
Coordenação: Carla Craice da Silva
Bolsista(s): Luciana dos Santos Jorge
Voluntária(o):
Período de execução: outubro de 2020 a setembro de 2021
Agência financiadora: FAPESB
Resumo do projeto: A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi criada pela lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010 (BRASIL, 2010). A criação dessa universidade é fruto de dois fatores: a expansão universitária realizada através do Plano de Reestruturação das Universidades (REUNI) que possibilitou no Brasil a interiorização da educação superior e, consequentemente, sua democratização (GOMES, 2013) e da cooperação sul-sul instituída pelo Brasil para obter visibilidade internacional entre outros fatores (MALOMALO; SOUZA, 2016), que tem como objetivo a internacionalização. As missões da UNILAB, a interiorização e a internacionalização, gera um duplo desafio para sua efetivação. Como a universidade garante a permanência de estudantes negros, brasileiros e africanos? Sabe-se que, embora o ingresso da juventude negra tenha se intensificado nos últimos anos, a sua inclusão só se torna efetiva quando o ingressante consegue trilhar todo o caminho do seu curso e conclui-lo. Este projeto de pesquisa visa investigar os desafios sobre a permanência da juventude negra na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), uma conquista ao acesso da população negra ao ensino superior.
Práticas Pedagógicas Escolares na Educação das Relações Étnico-Raciais
Período: 2018-2019
Coordenação: Profª Dra. Claudilene Maria da Silva/ Profa. Dra. Carla Verônica Albuquerque Almeida
Bolsistas: Rafaela Bacelar dos Santos
Resumo do Projeto: O projeto objetivou analisar o itinerário da prática pedagógica na educação para as relações étnico-raciais de uma instituição escolar em São Francisco do Conde – BA. As práticas pedagógicas escolares que estão sendo desenvolvidas e vivenciadas para a institucionalização da educação das relações étnico-raciais no Brasil, ainda são pouco conhecidas, discutidas e socializadas. Entretanto, são elas que em longo prazo, podem fundamentar um projeto pedagógico curricular preocupado com a diversidade humana, contribuindo para a construção de pedagogias de combate ao racismo. Foi realizado um estudo de tipo etnográfico que focalizou a aproximação e a vivência das diferentes realidades da instituição, procurando mapear e caracterizar as práticas pedagógicas na educação para as relações étnico-raciais. As sessões de trabalho na escola tiveram como objetivo ouvir a comunidade escolar, observar a presença das relações étnico-raciais, conhecer os procedimentos do ensino de história e cultura afro-brasileira, bem como o desenvolvimento de outras práticas sobre o tema. Concluímos que as práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais, desenvolvidas pela instituição, ainda estão em processo de implantação. Muitas ações e atividades ainda são realizadas em momentos pontuais, apesar de alguns conteúdos do currículo da escola, serem trabalhados na prática pedagógica mas, sem que haja ênfase e aprofundamento das questões étnico-raciais.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas; escola; relações étnico-raciais; itinerário pedagógico.
Política Curricular e Práticas Escolares em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Período: 2018-2019
Coordenação: Profª Dra. Claudilene Maria da Silva/ Profa. Dra. Andréia Cardoso Silveira
Bolsista: Luis Namua Utinco
Resumo do Projeto: O projeto de pesquisa objetivou identificar e analisar mudanças e permanências na política curricular e nas práticas escolares para educação para as relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no período entre 2013 e 2018. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, cujo procedimento metodológico foi o estudo bibliográfico que visou mapear na produção acadêmica recente sobre política curricular e práticas escolares a respeito da temática educação para as relações étnico- raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Para tanto, realizou-se o estudo da produção teórica apresentada nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período proposto, no GT 21 - Educação e Relações Étnico-Raciais. Através das análises dos trabalhos levantados, observou- se que embora haja avanços nos estudos/pesquisas sobre a Educação para as relações étnico-raciais, inclusive no fortalecimento da política curricular, muitas ações ainda são necessárias no processo de construção de práticas educativas de enfrentamento do racismo, da discriminação e do preconceito racial.
Palavras-chave: Política Curricular,. Práticas Escolares,. História e Cultura Afro-Brasileira.