Linha de Pesquisa 4 - Educação, Docência e Identidades

Pesquisadoras/es:

Profª Drª Ana Cláudia Souza
Profª Drª Claudilene Silva
Profª Drª Cristiane Souza
Profª Drª Maria Andréa dos Santos Soares
Prof. Dr. Rafael Palermo Buti
Profª Drª Zelind
a Barros


Referências negras na antropologia: tradução de obras de antropólogos africanos e da diáspora de língua in
glesa
Coordenação: Maria Andrea dos Santos Soares
Bolsista(s):
Voluntária(o):
Período de execução: fevereiro de 2021 a junho de 2022
Agência financiadora:

Resumo do projeto: Este projeto parte do mapeamento das demandas pedagógicas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais no que concerne à circulação de textos da área das ciências sociais, especialmente da área de antropologia social, escritos por antropólogos africanos e da diáspora de língua inglesa. A necessidade de pensar novas epistemologias, de concretizar processos de decolonização do pensamento e da luta contra os diferentes aspectos do racismo torna o projeto encampado pelo UNILAB um marco histórico em termos de Políticas afirmativas no campo da educação no Brasil. Neste sentido, o projeto aqui apresentado visa suprir uma lacuna existente na literatura em português, a saber, a produção de traduções de antropólogos africanos – bem como de antropólogos de língua inglesa que tenham se dedicado às questões relacionadas à diáspora africana e às questões raciais.

Memória e luta: experiências educacionais de mulheres em Maputo (1980-2020) 
Coordenação: Cristiane Souza
Bolsista(s):
Voluntária(o):
Período de execução: 2020-2021
Agência financiadora: UNILAB

Resumo do projeto: Analisar as memórias das experiências educacionais das mulheres moçambicanas desde 1980 para evidenciar as lutas e estratégias cotidianas adotadas por elas para acessar e se manterem nos espaços formais e não formais de educação, a exemplo da inserção e manutenção em postos de trabalho; da organização e participação política no processo de modernização do estado Moçambicano, conciliando com os cuidados com a família, os/as filhos/as e a casa e garantindo com isso formação e emancipação. Para tal, pretendo realizar uma investigação de caráter histórico e etnográfico construida a partir do levantamento e análise de fontes orais e documentais, assim como de dados produzidos a partir da constituição de uma rede de interlocutoras de diferentes faixas etárias e classes sociais, inseridas ou não em empregos formais e de diferentes níveis de escolarização na cidade de Maputo.


Permanência estudantil na UNILAB: especificidades de uma universidade Interiorizada e Internacional
Coordenação: Carla Craice da Silva
Bolsista(s): Luciana dos Santos Jorge
Voluntária(o):
Período de execução: outubro de 2020 a setembro de 2021
Agência financiadora: FAPESB

Resumo do projeto: A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi criada pela lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010 (BRASIL, 2010). A criação dessa universidade é fruto de dois fatores: a expansão universitária realizada através do Plano de Reestruturação das Universidades (REUNI) que possibilitou no Brasil a interiorização da educação superior e, consequentemente, sua democratização (GOMES, 2013) e da cooperação sul-sul instituída pelo Brasil para obter visibilidade internacional entre outros fatores (MALOMALO; SOUZA, 2016), que tem como objetivo a internacionalização. As missões da UNILAB, a interiorização e a internacionalização, gera um duplo desafio para sua efetivação. Como a universidade garante a permanência de estudantes negros, brasileiros e africanos? Sabe-se que, embora o ingresso da juventude negra tenha se intensificado nos últimos anos, a sua inclusão só se torna efetiva quando o ingressante consegue trilhar todo o caminho do seu curso e conclui-lo. Este projeto de pesquisa visa investigar os desafios sobre a permanência da juventude negra na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), uma conquista ao acesso da população negra ao ensino superior.


Práticas Pedagógicas Escolares na Educação das Relações Étnico-Raciais
Período: 2018-2019
Coordenação: Profª Dra. Claudilene Maria da Silva/ Profa. Dra. Carla Verônica Albuquerque Almeida
Bolsistas: Rafaela Bacelar dos Santos

Resumo do Projeto: O projeto objetivou analisar o itinerário da prática pedagógica na educação para as relações étnico-raciais de uma instituição escolar em São Francisco do Conde – BA. As práticas pedagógicas escolares que estão sendo desenvolvidas e vivenciadas para a institucionalização da educação das relações étnico-raciais no Brasil, ainda são pouco conhecidas, discutidas e socializadas. Entretanto, são elas que em longo prazo, podem fundamentar um projeto pedagógico curricular preocupado com a diversidade humana, contribuindo para a construção de pedagogias de combate ao racismo. Foi realizado um estudo de tipo etnográfico que focalizou a aproximação e a vivência das diferentes realidades da instituição, procurando mapear e caracterizar as práticas pedagógicas na educação para as relações étnico-raciais. As sessões de trabalho na escola tiveram como objetivo ouvir a comunidade escolar, observar a presença das relações étnico-raciais, conhecer os procedimentos do ensino de história e cultura afro-brasileira, bem como o desenvolvimento de outras práticas sobre o tema. Concluímos que as práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais, desenvolvidas pela instituição, ainda estão em processo de implantação. Muitas ações e atividades ainda são realizadas em momentos pontuais, apesar de alguns conteúdos do currículo da escola, serem trabalhados na prática pedagógica mas, sem que haja ênfase e aprofundamento das questões étnico-raciais.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas; escola; relações étnico-raciais; itinerário pedagógico.


Política Curricular e Práticas Escolares em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Período: 2018-2019
Coordenação: Profª Dra. Claudilene Maria da Silva/ Profa. Dra. Andréia Cardoso Silveira
Bolsista: Luis Namua Utinco

Resumo do Projeto: O projeto de pesquisa objetivou identificar e analisar mudanças e permanências na política curricular e nas práticas escolares para educação para as relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no período entre 2013 e 2018. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, cujo procedimento metodológico foi o estudo bibliográfico que visou mapear na produção acadêmica recente sobre política curricular e práticas escolares a respeito da temática educação para as relações étnico- raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Para tanto, realizou-se o estudo da produção teórica apresentada nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período proposto, no GT 21 - Educação e Relações Étnico-Raciais. Através das análises dos trabalhos levantados, observou- se que embora haja avanços nos estudos/pesquisas sobre a Educação para as relações étnico-raciais, inclusive no fortalecimento da política curricular, muitas ações ainda são necessárias no processo de construção de práticas educativas de enfrentamento do racismo, da discriminação e do preconceito racial.
Palavras-chave: Política Curricular,. Práticas Escolares,. História e Cultura Afro-Brasileira.