Linha de Pesquisa 5 - Raça, Gênero e Tecnologias

Pesquisas que focalizam a relação entre raça, gênero e tecnologias, com abordagens teóricas e empíricas. Reúne discussões sobre produção e apropriação tecnológica por segmentos subalternizados; interseccionalidade e representações sobre raça, classe, gênero e sexualidade; políticas públicas, ações afirmativas e interseccionalidade.

Pesquisadoras/es:

Profª Drª Maria Andréa dos Santos Soares
Profª Drª Zelinda Barros
Yuri Crisóstomo
Dauda Uali (Associado)



Participação de afro-brasileiras e africanas na pesquisa e produção de tecnologias digitais 
Agência financiadora: FAPESB
Período: 2019-2020
Coordenação: Profª Drª Zelinda Barros
Bolsista: Yuri Cristóstomo

Resumo do projeto: O projeto “Participação de afro-brasileiras e africanas na pesquisa e produção de tecnologias digitais”, de caráter exploratório, visa mapear, analisar e divulgar a produção acadêmica sobre tecnologias digitais nos PALOP e no Brasil no período de 1989 - quando foi criada a World Wide Web (WWW), a 2019. Por meio de uma abordagem que se constituirá a partir do diálogo teórico-metodológico entre os Estudos sobre Cibercultura e os Estudos de Gênero e Feminismos, pretende-se analisar de que forma a brecha digital de gênero e raça é superada por estas pesquisadoras vinculadas a universidades públicas do Brasil e dos PALOP.


Afro-brasileiras e africanas desafiando a brecha digital 
Agência financiadora: CNPq
Período: 2019-2020
Coordenação: Profª Drª Zelinda Barros
Bolsista: Dauda Uali

Resumo do projeto: O projeto “Afro-brasileiras e africanas desafiando a brecha digital”, de caráter exploratório, visa mapear, analisar e divulgar a produção acadêmica sobre tecnologias digitais nos PALOP e no Brasil no período de 1989 - quando foi criada a World Wide Web (WWW), a 2019. Por meio de uma abordagem que se constituirá a partir do diálogo teórico-metodológico entre os Estudos sobre Cibercultura e os Estudos de Gênero e Feminismos, pretende-se visibilizar a participação de mulheres afro-brasileiras e africanas na produção tecnológica e na produção de pesquisas científicas sobre tecnologias digitais, identificando as principais questões por elas abordadas neste campo.